Certificação de Segurança para linha de montagem de motores híbridos E-TECH: ENGETEAM reforça compromisso com eletrificação veicular

Certificação de Segurança para linha de montagem de motores híbridos E-TECH: ENGETEAM reforça compromisso com eletrificação veicular

Tecnologia para motores híbridos E-Tech
Tecnologia para motores híbridos E-Tech

A tecnologia de motores híbridos E-TECH representa um avançado projeto da NISSAN no Japão, centrado na eletrificação dos veículos Renault.

Desenvolvido pela NISSAN no Japão, o motor E-TECH é aplicado em veículos híbridos, bem como em veículos elétricos compactos, como o Renault Kwid E-Tech e o Renault Zoe. A planta Renault de Cléon, na França produz os motores E-TECH. Atualmente, três linhas de montagem estão operacionais nessa planta, resultado do esforço conjunto das empresas envolvidas.

Como parte da expansão dessas atividades, uma quarta linha de produção está sendo concebida pela montadora para instalação na planta Renault de Cacia, em Portugal. Essa nova linha compreende quatro segmentos de montagem distintos, incorporando tecnologias avançadas, como robôs industriais de manipulação, sistemas de visão, e abrange desde a montagem do rotor e estator até os testes elétricos, incluindo teste dinâmico, torque e potência. Contudo, é relevante destacar que as três linhas desenvolvidas no Japão seguem normas japonesas, não estando totalmente em conformidade com as normas CE e os padrões da Renault França, devido às diferenças nos conceitos de segurança de máquinas e equipamentos entre o Japão e a Europa. Devido à sua expertise e parceria com a Renault França e a NISSAN Japão, a ENGETEAM foi contratada para avaliar, implementar alterações e validar o projeto de automação dessa nova linha de montagem, visando atender às normas de segurança CE e aos padrões da Renault. A equipe de análise de segurança da linha incluiu engenheiros da NISSAN Japão, Renault França, sob coordenação da ENGETEAM.

Após a fase de engenharia de avaliação, a ENGETEAM realizou uma validação parcial ‘in loco’ na NISSAN Japão e outra na Nittoku Áustria. A segunda fase de validação, planejada para o início de 2024, ocorrerá na planta Renault Aveiro (Horse) em Cacia, Portugal (a Horse visa tornar-se uma fornecedora global de uma nova geração de motores híbridos e a combustão). O objetivo será homologar a aderência da linha de montagem completa em relação às normas europeias. Além da validação em relação às normas de segurança, a ENGETEAM, em colaboração com a empresa DEVATECH França, trabalha no desenvolvimento de softwares para programação de PLC, IHM, e sistemas de visão que fazem parte dos postos de trabalho em diversas máquinas desta linha de montagem. Os trabalhos de programação de campo serão realizados em conjunto com a homologação da topologia de segurança da linha.

“Esse trabalho, que envolve colaboração conjunta entre Renault, NISSAN e Devatech, consolida a ENGETEAM como fornecedora de know-how específico, máquinas e equipamentos para a eletrificação de veículos”, afirmou David Araújo, diretor da ENGETEAM. O diretor ressalta ainda que este projeto representa o compromisso da equipe ENGETEAM com o trabalho participativo e multidisciplinar, corroborando na expansão de suas atividades junto ao setor automotivo.

“A ENGETEAM reafirma o seu compromisso em desenvolver soluções inovadoras e atender às demandas mais exigentes do setor industrial”.

Posts
Relacionados

0%